Ponte de Lourido

Quem navegue pelas águas do Tâmega será decerto surpreendido pela visão inesperada e invulgar de uma ponte suspensa, de sabor algo oriental, que une as duas margens do rio. É a Ponte de Lourido. Esta curiosa ponte, feita de arame e travessas de madeira, foi construída com o objectivo de permitir a ligação entre as populações das duas margens do Tâmega: as aldeias de Codossoso e Lourido, na margem direita, e a localidade de Rebordelo, situada na margem esquerda, já no concelho de Amarante.

Esta ponte mantém-se neste lugar desde 1926, mas não é a original; anteriormente terá havido ali uma outra mais estreita que ali existiria desde finais do século XIX. O seu estado de conservação actual inspira alguns cuidados, devido sobretudo ao mau estado de conservação de algumas travessas de madeira. Talvez por esse motivo, do lado de Amarante foi colocado um sinal alertando para o mau estado
da ponte e proibindo o seu atravessamento. Apesar desta proibição e do seu estado de conservação, a ponte continua a ser usada por pessoas, gado e até veículos de duas rodas e não se conhecem registos de acidentes.

Passar na ponte de Lourido é uma experiência única: o seu aspecto frágil é intimidatório e aqueles que por ela se aventuram verão a estrutura oscilar a cada passo. Mas quem consegue percorrê-la até ao fim, certamente não o esquecerá!


Como chegar: Na estrada de Amarante para Celorico de Basto, um pouco a sul de Celorico fica a aldeia de Lourido. A partir daqui uma estrada de terra faz a descida até ao local onde se encontra a ponte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

pesquisar