Perto de Sever do Vouga encontra-se uma das Portugal: trata-se da Ponte do Poço de Santiago. Elegantíssima obra de engenharia inaugurada em 1913, tem uma altura de cerca de 28 metros, o que faz dela a ponte de pedra mais alta do país. É composta por um total de 12 arcos, mas a sua geometria é complexa e invulgar: o arco maior, com um vão de 70 metros, abraça o leito do Rio Vouga, enquanto que os restantes arcos são mais pequenos e alguns deles assentam directamente no arco principal. Para além das suas particularidades estruturais, esta ponte tem também um importante significado histórico. Por ela passava o "Vouguinha", carinhoso nome dado ao comboio a vapor que circulava na Linha do Vale do Vouga. Esta linha férrea de bitola reduzida fazia a ligação entre Aveiro e Viseu, passando por Sernada do Vouga, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Em 1972, os tradicionais comboios de máquina foram substituídos por automotoras e em 1990 a linha foi encerrada, tornando Viseu na primeira capital de distrito portuguesa a deixar de ser servida por caminho-de-ferro. Hoje, a Ponte do Poço de Santiago continua de pé, no sítio onde sempre esteve, mas os carris foram arrancados e por isso parece pouco provável que alguma vez se volte a ver passar o "Vouguinha".
Pela sua elegância, pelas suas dimensões, pelo enquadramento paisagístico e pelos pormenores arquitectónicos, é uma ponte para ser observada demoradamente e um dos melhores locais para o fazer é na
esplanada que fica junto à estrada.
Como chegar: A partir de Aveiro ou Viseu toma-se a A25 até ao nó de Talhadas. Segue-se pela N328 na direcção de Sever do Vouga e ao fim de 5 km vira-se à esquerda pela N16. Se partir de Sever do Vouga o acesso é feito pela N328 para sul, virando depois para a N16. A ponte fica junto ao km 31 desta estrada, perto de Pessegueiro do Vouga.
Aqui perto: no vizinho concelho de Oliveira de Frades encontra-se um dos monumentos megalíticos mais interessantes de Portugal, a Anta Pintada de Antelas.