Aqueduto da Fonte dos Canos

Quem entra ou sai de Torres Vedras pela estrada de Alenquer (EN 9) dificilmente deixará de reparar no modesto mas elegante aqueduto que cruza a estrada obliquamente. Trata-se de um aqueduto com cerca de 2 km de extensão que nalguns troços é subterrâneo mas aqui corre sobre arcaria dupla, pelo meio dos pomares, elevando-se alguns metros acima da superfície.
A história do Aqueduto da Fonte dos Canos parece estar relativamente mal documentada, pois não existe unanimidade na bibliografia quanto à data da sua construção. Existem referências que indicam o séc. XIV, enquanto outras apontam o séc. XVI e outras ainda o séc. XVII ou XVIII. A placa colocada junto ao arco grande do aqueduto apenas refere "anterior a 1561", havendo documentos que referem que nesta data terá sido concedida licença à Câmara para prolongar o aqueduto, mas sem indicar a data de construção. No site internet da Câmara Municipal de Torres Vedras refere-se que "a data de construção não foi ainda definitivamente assente", o que demonstra que a cronologia deste aqueduto continua a constituir motivo de discussão e ajuda a explicar as divergências acima mencionadas.
Já quanto à função deste aqueduto parece haver consenso: ele destinava-se a proporcionar abastecimento público de água ao núcleo urbano. A placa já referida indica que a água abastecia o chafariz dos Canos, situado na cidade. Este já existia em 1331, tendo sido objecto de importante reconstrução no séc. XVI.
Assim surge-nos uma outra dúvida: será o aqueduto contemporâneo do chafariz ou teria sido edificado mais tarde?

Como chegar: à saída de Torres Vedras, na estrada para Runa e Alenquer.
Aqui perto: a igreja de Santa Maria do Castelo, em Torres Vedras, conserva dois capitéis românicos no portal principal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

pesquisar