Ponte da Ucanha

A Ponte da Ucanha constitui o mais bem conservado exemplo de uma ponte fortificada no nosso país. Construída sobre o rio Varosa, esta ponte evidencia-se sobretudo devido à imponente torre que se situa sobre uma das suas extremidades. Por isso, o monumento também é conhecido como Torre da Ucanha.
A ponte é arqueada e composta por um arco grande e quatro pequenos, estando actualmente interdito o tráfego de veículos, excepto os de duas rodas. O acesso do lado sul é feito através de um túnel, que passa sob a torre. Esta tinha uma tripla função: defesa, ostentação senhorial e actividade fiscal (cobrança de portagem). A necessidade de defesa estava, provavelmente, relacionada com a proximidade do mosteiro cisterciense de Santa Maria de Salzedas, de cujo couto a vila
de Ucanha era cabeça.
Esta invulgar ponte apenas tem paralelo na Ponte de Sequeiros, sobre o rio Coa, cuja torre contudo se encontra arruinada.

Como chegar: A partir de Lamego, tome a EN 226 em direcção a Tarouca e Moimenta da Beira. Ao fim de 13 km vire à esquerda para Ucanha.

Aqui perto: perto de Tarouca, recomenda-se uma visita aos Mosteiros de Salzedas e São João de Tarouca; em Lamego, não perca a igreja pré-românica de São Pedro de Balsemão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

pesquisar