Igreja de Santiago de Coimbra

A Igreja de Santiago de Coimbra encontra-se ligada à tomada desta cidade por D. Fernando Magno, de Leão, em 1062, vitória que a lenda atribui a uma participação
especial de São Tiago de Compostela. Envergando armadura de cavaleiro, este santo teria aparecido na batalha e oferecido a chave da cidade aos cristãos. Alguns autores vêem nesta lenda o motivo para a localização da igreja, muito perto da Porta de Almedina.
Sagrada em 1206, esta igreja é considerada um dos melhores exemplos da evolução do românico coimbrão, primeiramente definido pela Sé Velha.
Edifício de três naves, teve inicialmente três capelas na cabeceira, das quais se conserva a lateral do lado norte, semicircular no interior e poligonal no exterior. As duas capelas desaparecidas foram demolidas para permitir o alargamento da rua que passa a oriente do templo.
No portal principal, ao qual se acede por escadaria, podemos observar os fustes decorados das colunas, bem como capitéis e impostas que seguem uma temática próxima da utilizada na Sé Velha. Mais interessante ainda, pela sua simbologia, é o portal sul, provavelmente o mais usado noutros tempos, onde encontramos
colunas com vieiras esculpidas, relembrando a ligação deste templo a Compostela e a lenda do santo que ofereceu a cidade aos cristãos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

pesquisar