Ponte da Misarela

Situada sobre um troço muito acidentado do vale do Rio Rabagão, a Ponte da Misarela encontra-se construída num local de muito difícil acesso e onde nos dias de Inverno a corrente atingia proporções assustadoras. Facilmente se compreende que a existência de uma ponte em tão medonho local tenha dado origem a lendas e crenças, como a de que só o diabo conseguiria aqui construir uma ponte.
Uma das lendas referentes a esta ponte envolve precisamente o diabo, um viajante e um padre do Barroso. O viajante pretendia transpor o Rio Rabagão e como não encontrasse forma de o fazer, terá invocado o diabo, prometendo-lhe a alma a troco de este o conseguir fazer passar para o outro lado. O diabo apareceu e eis que surge a ponte, permitindo ao homem passar para a outra margem, após o que a ponte desaparece. À hora da morte, lá veio o diabo cobrar aquilo que lhe tinha sido prometido. O homem, assustado, negou-se a cumprir a promessa e chamou pelo padre que foi em seu auxílio, mas quando chegou ao rio não o conseguiu transpor. Seguindo as indicações do homem, invocou o diabo, que novamente apareceu. Então o padre aspergiu-o com água benta; foi-se o diabo, salvou-se o homem e ficou a ponte.
Lendas à parte, esta ponte apresenta algumas características curiosas. Um dos aspectos mais notáveis é o facto de não ter alicerces e assentar directamente nos rochedos que formam a margem. Talvez pelo facto de estes não se encontrarem perfeitamente alinhados, a ponte apresenta um invulgar traçado em curva. Depois da construção da barragem da Venda Nova, o caudal do rio ficou regularizado e as poderosas torrentes ter-se-ão tornado menos frequentes.
Durante as invasões francesas, esta ponte foi usada pelo exército do general Soult para fugir das tropas inglesas e portuguesas.

Como chegar: na estrada N103, de Braga para Chaves, pouco depois da aldeia de Ruivães, vira-se à esquerda para a Ponte da Misarela.

Aqui perto: continuando na direcção de Trás-os-Montes existe uma igreja românica em Covas do Barroso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

pesquisar